Processo de Recapagem


1º Etapa - Recebimento.

É o início do controle informatizado dos pneus que entram na fábrica, com registro formal e armazenagem em local coberto.

2º Etapa - Limpeza.

A limpeza deve ser feita para facilitar a inspeção da carcaça e manter limpos os demais setores da fábrica, evitando assim possíveis contaminações.

3º Etapa - Primeira Inspeção.

Tem como finalidade selecionar carcaças que estejam em condições tecnicamente boas para reconstrução. Nesta fase eliminamos todas as carcaças que apresentem defeitos, que impossibilitem a reconstrução com qualidade, segurança e garantia.

4º Etapa - Raspagem.

Tem como finalidade remover a parte remanescente da banda de rodagem, deixando a carcaça com as dimensões corretas de desenvolvimento de raspagem (raio) e acabamento de superfície,de acordo com o especificado pela Rubber Machine Association – RMA.
Dispomos de local de raspagem amplo com iluminação adequada, e com sistema de exaustão de pó e fumaça, gerados na raspagem dos pneus.

5º Etapa - Escareação.

Limpar e preparar todas as avarias que atingem a carcaça, sejam elas no talão (somente na borracha), flancos e banda de rodagem, passantes ou não.

6º Etapa - Aplicação de Consertos (Manchão).

Necessária para devolver à região avariada a resistência original da carcaça.

7º Etapa - Aplicação de Cola.

Sua função é facilitar a união do camelback ou ligação do pré-moldado na carcaça, bem como a ligação na banda pré-moldada.

8º Etapa - Preparação de bandas Pré-moldadas.

Preparar a nova banda de rodagem conforme o comprimento e a largura determinados no setor de raspagem e também de acordo com o desenho previamente escolhido pelo cliente.

9º Etapa - Preenchimento das escareações.

Preencher as avarias escareadas, com a borracha apropriada, nivelando a superfície da carcaça, de modo a preparar o pneu para o recebimento da banda de rodagem.

10º Etapa - Cobertura.

Repor na carcaça, a borracha desgastada durante a rodagem, mais o que for retirado na raspagem. No sistema tradicional de vulcanização (a quente) a cobertura é feita utilizando-se camelback e no sistema pré-moldado (a frio) utiliza-se banda pré-moldada.

11º Etapa - Montagem.

12º Etapa - Vulcanização.

O objetivo da vulcanização é transformar a borracha do camelback e do enchimento, que se encontram no estado plástico, para o estado elástico (sistema tradicional ou a quente) com a estampagem da banda de rodagem desejada.
Quando o processo de reforma for pré-moldado ou a frio, a vulcanização proporciona a adesão da nova banda de rodagem com a carcaça através da transformação da ligação e do enchimento.

13º Etapa - Desmontagem.

14º Etapa - Acabamento e Inspeção Final.

Todos os pneus são completamente inspecionados e pintados antes de deixar a fábrica, de modo a garantir que o padrão de qualidade especificado foi mantido. Os nossos equipamentos que controlam tempo, temperatura e pressão são aferidos periodicamente para garantir a qualidade final do pneu reformado.
 
Design: Heverson Rocha